top of page

Podcast Gente Investiga discute cultura de doação no Brasil

O novo episódio do podcast discutiu a cultura de doação no país e como o cenário filantrópico foi afetado pela pandemia de Covid-19

Por Laura Patta, via Observatório do Terceiro Setor

O podcast “Gente Investiga”, produzido pela Plataforma Gente, discutiu a cultura de doação no Brasil no episódio que foi ao ar em 8 de março. O país, que é conhecido por ser solidário e acolhedor, ainda não desenvolveu completamente o ecossistema de doações. O novo episódio pode ser escutado na íntegra por meio deste link.

Durante a pandemia, o cenário filantrópico no Brasil teve um crescimento nos primeiros meses. Segundo dados da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, entre 31 de março e 31 de julho de 2020, foram doados 7,16 bilhões de reais.

O podcast abordou o tema, buscando entender o papel das doações na reconstrução social pós-pandemia.

O sócio e curador da Inesplorato, Tulio Custódio, entrevistou Rafael Marques, supervisor executivo da área de Valor Social da Globo e responsável pela implementação e gestão de projetos como o Criança Esperança.

Rafael conta que de fato existe uma cultura solidária no Brasil, mas essa faceta generosa aparece com mais força em momentos críticos. Segundo ele, em situações de calamidade pública, é possível ver que os brasileiros têm empatia e são muito generosos.

O executivo também destacou os desafios do país para desenvolver hábitos de doações mais maduros, e comentou sobre os obstáculos que precisam ser superados para que seja desenvolvida a relação dos brasileiros com a solidariedade.  Para Rafael, é importante fazer a população entender que o hábito de doar é um investimento na sociedade.

Foto: Adobe Stock

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page