top of page

Número de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos EUA aumenta em 60%

Desesperança com a economia e a política tem contribuído para a fuga de brasileiros do país, segundo especialista

por Felipe Erlich, via VEJA

O número de brasileiros flagrados em tentativas de entrar ilegalmente nos Estados Unidos aumentou em 60% no mês de maio em comparação com abril. Foram 5.404, configurando o maior registro de 2022 e a terceira alta mensal seguida. A quantidade é inclusive maior que a de venezuelanos, esses em 5.270.

Os dados são do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras americano e foram levantados pelo escritório AG Immigration, especializado em obtenção de vistos. De acordo com Felipe Alexandre, sócio-fundador do AG Immigration, a alta na inflação e juros americanos e o risco de uma recessão no país não são suficientes para desestimular muitos brasileiros de buscar uma vida melhor nos EUA.

Além do aspecto econômico, Alexandre relata que vários de seus clientes do Brasil expressam medo e desesperança quanto ao cenário político nacional, independentemente de suas preferências políticas. Vários inclusive especulam sobre a possibilidade de uma ruptura institucional a depender das eleições deste ano, criando mais um estímulo para deixar o país.

Imagem: Imigrantes detidos após tentativa de cruzar a fronteira americana com o México. Créditos: Nick Ut/Getty Images

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page