top of page

Mais de 250 mil brasileiros entraram em Portugal em cinco meses

Por Gian Amato, via O Globo

Mais de 250 mil brasileiros entraram em Portugal desde a retomada dos voos para turismo, em 1º de setembro de 2021. Uma prova que o país segue como destino cobiçado.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revelam que 259.291 cidadãos brasileiros desembarcaram nos aeroportos do país em cinco meses, até 28 de fevereiro.

Somente em janeiro, os brasileiros foram o segundo maior país de origem de turistas, com 42,1 mil. Ficam atrás, por pouco, apenas da vizinha Espanha (43,6 mil), segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Em diárias, o Brasil ficou em terceiro no primeiro mês do ano, com 107,1 mil “dormidas”, como chamam os portugueses. É o único país de outro continente entre os três primeiros, abaixo da Alemanha, com 152,3 mil e Reino Unido, com 166,4 mil.  

O número de brasileiros barrados é ínfimo diante das entradas. Em todo o ano de 2021, por exemplo, pouco menos de mil viajantes foram impedidos de entrar.

Os brasileiros podem alegar na alfândega o propósito oficial de fazer turismo. Mas tem sido comum a decisão de ficar e trabalhar além do tempo de estadia permitido. Um movimento considerado irregular, que poderá criar problemas com os órgãos de imigração e nunca recomendado.

Foto: Bondinho circula nas ruas de Lisboa em dia de chuva | Pixabay/Divulgação

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page