top of page

Enem: prazo para isenção da taxa começa nesta segunda-feira (04/04/2022)

Os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da sua taxa de inscrição, no valor de R$85,00, até o dia 15 de abril. O pedido pode ser feito na página do Inep designada para tal fim, pois o requerimento é feito antes da abertura das inscrições.

Os alunos que solicitaram a isenção da taxa no ano passado e não comparecem nos dois dias de prova por algum motivo, mas desejam fazer o Enem em 2022 sem custos, devem enviar os documentos que justifiquem o motivo da sua ausência entre os dias 4 e 15 de abril.

Os resultados para as duas solicitações serão divulgados no dia 22 de abril. Caso o pedido seja negado, ainda existe a possibilidade de recurso.

Vale lembrar que o pedido de isenção não garante a participação do estudante nas provas do Enem, já que é preciso fazer a inscrição para efetuar as provas.

Confira o calendário abaixo:

Quem pode solicitar isenção?

A isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2022 será disponibilizada para o estudante que se enquadre no perfil a seguir:

  1. Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica

  2. Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013

  3. Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

O participante que solicitar isenção da taxa por estar incluído no CadÚnico deve informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Confira o documento que apresenta os detalhes para solicitar a isenção da inscrição aqui!

O Enem 2022 está previsto para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. Com as notas do exame, os estudantes podem ingressar em universidades federais, públicas ou participar de programas de fomento estudantil.

Use a sua rede social para te ajudar na sua aprovação. Siga o Direção News no instagram: clique aqui e fique bem informado!

“Estudava para Enem e fui aprovado em concurso”

O aluno do Direção Concursos, Antônio Felipe, contou um pouco da sua trajetória que garantiu a sua aprovação no concurso PC PB. Felipe tem 19 anos e iniciou os estudos para o Enem e, ao final, acabou aprovado no certame da Polícia.

Habitante de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, Felipe estava estudando para o Enem, quando saiu os anúncios de novos editais da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Entretanto, não obteve êxito nesses certames, mas não desistiu e continuou prestando concursos para diversas áreas até que a sua aprovação chegou.

Conheça a jornada do estudante e confira a entrevista na íntegra clicando aqui!

Ótimas oportunidades em 2022

Concurso INSS

O edital do novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é muito aguardando e dá sinais que pode ser publicado, pois existe uma forte pressão dos servidores que estão em greve, bem como a mudança no comando no Ministério do Trabalho.

O responsável pela pasta agora é José Carlos Oliveira, antigo presidente da autarquia, que já deu sinais positivos para o lançamento do edital ainda em 2022.

O pedido feito para o concurso INSS foi de 7.500 vagas, sendo 6.004 para técnicos (nível médio) e outras 1.571 para Analistas (nível superior).

Embora pareça um número elevado, a autarquia possui cerca de 23 mil cargos vagos.

Concurso PM GO

O edital do concurso para a Polícia Militar de Goiás deve ser publicado até o dia 8 de abril, conforme informações obtidas com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos.

O Instituto AOCP irá organizar o certame e, inclusive, está montando a página no evento em seu site. Serão oferecidas nada menos do que 1.670 vagas no concurso PM GO.

Concurso Bacen

O edital do concurso para o Banco Central deve ser debatido na próxima reunião entre o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e o Ministério da Economia.

A instituição indicou que pretende preencher 260 vagas até o ano de 2023 e um novo concurso Bacen seria imprescindível.

Autora: Katharine Mota

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page